Software odontológico: 12 razões para investir em um para sua clínica
As tecnologias têm hoje papel importantíssimo para empresas dos mais diversos setores. Uma solução tecnológica que tem impactado de forma positiva, principalmente para clínicas dentistas, é o software odontológico.
- 1. O que é um software odontológico
- 2. Qual navegador é compatível com um software odontológico?
- 3. Como funciona o armazenamento de dados na nuvem?
- 4. A melhor forma de fazer fluxo de caixa
- 5. Como fazer backup automático na nuvem
- 6. Atendimento de qualidade com o uso de um software odontológico
- 7. Como cadastrar o corpo clínico do consultório odontológico?
- 8. Como fazer o agendamento de horários de atendimento de modo eficaz?
- 9. Como fazer um controle de estoque eficiente?
- 10. Como elaborar um plano de tratamento?
- 11. Como fazer instalação de um software odontológico?
- 12. Como melhorar a experiência do cliente?
É fato que, hoje, há uma grande concorrência de mercado para qualquer que seja o setor. De acordo com o portal G1, em 2023, o Brasil registrou mais de 1 milhão de novas empresas abertas, representando um crescimento de 22% ao último quadrimestre de 2022.
Em se tratando do mercado odontológico, sabe-se que, segundo a revista Exame, o Brasil é o país com mais dentistas no mundo. Estima-se que haja cerca de 315 mil dentistas no país: uma proporção que equivale a mais ou menos um dentista para cada 668 pessoas, considerando a população brasileira de 208 milhões de habitantes (dados de 2018). A maioria dos profissionais, relata a matéria, empreende abrindo o seu próprio consultório.
Diante dessa realidade, fazer uso de um software odontológico se tornou uma exigência para o profissional que deseja crescer em seu âmbito de atuação. Veja, a seguir, 12 razões que vão convencer você de que um sistema de automação é fundamental para o seu negócio. Confira!
1. O que é um software odontológico
Software odontológico é uma ferramenta usada para a otimização dos processos de gestão da clínica odontológica. Ele representa uma solução para os desafios encontrados no dia a dia do dentista, já que propõe de maneira prática e automatizada:
- controle de cadastros de pacientes;
- agendamentos;
- gestão financeira; dentre outras funcionalidades.
O uso de um software odontológico é uma tendência em alta, o que significa que, ao adotar esse sistema, você ganhará destaque no mercado. Essa solução está sendo cada vez mais adquirida nas rotinas dos profissionais e sendo reconhecida como uma ferramenta de trabalho que pode fazer uma grande diferença no dia a dia de um consultório odontológico.
2. Qual navegador é compatível com um software odontológico?
Você pode acessar seu software odontológico a partir dos principais navegadores da web, como Chrome e Firefox, por exemplo. Dessa maneira, os gestores do seu consultório não precisam se preocupar com essa questão.
Utilize também seu sistema a partir dos vários dispositivos de acesso à web que existem atualmente, como computador/desktop ou notebook, celular e tablet.
Dessa maneira, você pode realizar a sua gestão de qualquer local e a partir dos vários suportes que existem. Afinal, não será sempre que você estará em seu consultório.
3. Como funciona o armazenamento de dados na nuvem?
Um software odontológico na nuvem é uma ferramenta inovadora, já que permite ao profissional acessá-lo de qualquer local que esteja, desde que ele conte com rede de conexão à Internet, como aeroporto, residência, faculdade, entre outros espaços.
Essa facilidade garante a você maior liberdade de gestão, bem como aos seus funcionários, uma vez que eles podem, por exemplo, consultar documentos e até mesmo agendar atendimento estando fora do local de trabalho.
A modalidade também favorece aos diferentes tipos de trabalho, incluindo home office e atendimentos em mais de um local. A acessibilidade que o uso de um software odontológico permite reflete justamente essa realidade.
Já se você adquiriu um software do tipo desktop, você poderá acessá-lo tanto de forma online como offline, o que amplia ainda mais as suas possibilidades e poder de gestão.
4. A melhor forma de fazer fluxo de caixa
Através de um sistema automatizado de gestão odontológica você pode fazer uma completa gestão de contas a receber e a pagar. Ele conta com um módulo que permite acompanhar as parcelas a serem pagas quando o paciente tem um tratamento odontológico aprovado.
Conforme o cliente realiza o pagamento das parcelas do seu tratamento, é gerado um crédito no fluxo de caixa. Tal função permite que a empresa realize a emissão de recibos, para melhor controle de sua gestão financeira.
O módulo de contas a pagar funciona de maneira similar à ferramenta contas a receber. Ele permite que o consultório visualize os seus gastos a curto, médio e longo prazo e dessa maneira proceda de modo a quitá-la, utilizando para isso o crédito em caixa. O módulo contas a pagar tem como função garantir a saúde financeira do estabelecimento.
5. Como fazer backup automático na nuvem
Hoje, a informação assumiu papel central na gestão de uma organização ou de um consultório odontológico, tanto que há certo esforço para criar servidores cada vez mais potentes e capazes de suportar uma grande quantidade de dados.
Nesse contexto, um software odontológico ajuda a manter as informações devidamente seguras através da realização de um backup automático feito em nuvem dos dados gerados pelo seu consultório no dia a dia.
Só pelo fato de não ter que ficar realizando o backup das informações de maneira manual já vale muito a pena contar com um software odontológico. O sistema faz isso de forma automática, sem que precise, portanto, se preocupar.
A boa notícia é que os seus dados ficam devidamente protegidos contra a ação de invasores, vírus e ameaças virtuais.
6. Atendimento de qualidade com o uso de um software odontológico
Um dos fatores para prestar um atendimento de qualidade é a realização de um cadastro de pacientes completo e eficiente. Um dos maiores problemas enfrentados pelo setor de atendimento de um consultório ou clínica é a demora para realizar o cadastro de pacientes. Tal situação gera insatisfação e má impressão da marca.
Isso geralmente acontece quando o estabelecimento faz uso de formulário impresso, o qual deve ser preenchido pelo atendente. O uso de um software odontológico, no entanto, aparece como uma solução para o problema, já que permite que realize o cadastro do cliente de forma completa e ágil.
Além dos dados do paciente, esse recurso também disponibiliza controle de indicação. Por exemplo, o paciente A indica o paciente B. A maioria dos estabelecimentos que oferece serviços de odontologia oferecem descontos agradáveis a quem indicou e ao indicado, como uma forma de fidelizá-los. Por isso, vale a pena contar com um sistema informatizado de controle de indicações.
7. Como cadastrar o corpo clínico do consultório odontológico?
O cadastro dos profissionais que atendem em seu consultório ou rede clínica pode ser feito em um software odontológico. O cadastro da equipe serve como suporte para criar uma escala de atendimento, por exemplo, de modo a fazer com que o seu estabelecimento sempre conte com um dentista para atender aos pacientes.
Além disso, é possível estabelecer uma relação de pacientes com base em algumas categorias de indicações. Se a indicação vir dos próprios pacientes do dentista, a eles será atribuída a indicação.
8. Como fazer o agendamento de horários de atendimento de modo eficaz?
Um software odontológico também conta com uma solução fundamental para quem tem muitas atividades no dia a dia e precisa melhor gerir os atendimentos ao paciente: uma agenda de horários com dupla visão, diária e semanal, para que dessa maneira possa melhor gerir o seu tempo de trabalho, bem como remarcar novos atendimentos.
O sistema permite, ainda, o envio de SMS ou e-mail para lembrar você sobre um atendimento. Também é possível realizar de forma eficiente o controle de retornos do paciente. A agenda permite a programação das próximas visitas do paciente com base em um sistema que cruza dados, cedendo, por exemplo, informações sobre o dia e horário de uma visita já agendada.
Novamente, o envio de SMS e e-mail tem seu papel, desta vez com relação ao paciente: a ferramenta possibilita ao profissional realizar diretamente a convocação do paciente para a consulta.
É uma forma de não só lembrar ao paciente de que ele tem uma consulta agendada para dar prosseguimento ao seu tratamento, mas também uma maneira de fidelizá-lo.
9. Como fazer um controle de estoque eficiente?
O estoque é um dos maiores ativos de uma empresa e não é diferente com relação a um consultório odontológico. Você precisa realizar uma série de operações a fim de geri-lo devidamente. Nesse sentido, um software de odontologia pode ajudar ao permitir:
- o cadastro de materiais de estoque;
- o acompanhamento de movimentações, como saídas e entradas;
- a realização de inventários;
- o acompanhamento do nível de estoque.
Isto é fundamental para manter a organização devidamente funcionando – sem a falta de materiais que são considerados essenciais para o desempenho das funções dos dentistas.
10. Como elaborar um plano de tratamento?
A partir da agenda de horários de atendimento ao paciente, pode-se consultar a ficha clínica ou pessoal do paciente. Dessa maneira, você pode antecipar-se com relação ao tipo de atendimento que irá realizar.
A ficha clínica reúne as principais informações relacionadas ao atendimento do paciente, como os serviços odontológicos que já foram realizados e os que ainda precisam ser executados.
Em suma, a ficha apresenta o plano de tratamento do paciente, o qual serve como apoio para que o dentista desenvolva o seu trabalho com eficiência e produtividade. À medida que o dentista forma o plano de tratamento do paciente com base na ficha clínica, o orçamento já é gerado, para que dessa maneira dê ciência à pessoa atendida.
11. Como fazer instalação de um software odontológico?
Algo que faz muitas pessoas desistirem de ter um software em seu computador ou outro dispositivo é justamente a burocratização no momento de instalação. Pior ainda é quando a instalação vem carregada de ameaças virtuais, colocando assim em risco os negócios de uma empresa.
Mas, com o software odontológico da EasyDental você não precisa se preocupar com isso. É possível acessá-lo online, utilizando para isso os principais navegadores da web. Por exemplo, se o seu computador ou dispositivo estiver sem disponibilidade de memória, a melhor coisa a se fazer é acessar o software odontológico online.
12. Como melhorar a experiência do cliente?
Por fim, pode-se dizer que um software odontológico melhora a relação entre marca e cliente, considerando tudo o que foi exposto aqui. Ele garante agilidade às operações, melhorando assim o tempo de atendimento, que é fundamental quando se busca garantir a satisfação do paciente.
E então, depois de ler este conteúdo, está convencido a contratar um software de gestão para sua clínica ou consultório odontológico? Teste a nossa solução gratuitamente agora mesmo.