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Saiba como reduzir falta de pacientes em seu consultório odontológico

Quer saber como reduzir a falta de pacientes em consultório odontológico? Então você chegou no lugar certo!

Em primeiro lugar, é preciso saber que será necessário fazer algumas mudanças nos seus processos de atendimento. 

🕑 6 minutos de leitura
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    Se você possui muitos pacientes que faltam à consulta sem comunicar previamente, saiba que você não está sozinho nessa situação. Infelizmente, muitos consultórios odontológicos enfrentam com frequência as faltas e atrasos dos pacientes.

    No final do mês, esse quantitativo de consultas perdidas representa um grande impacto no faturamento da clínica. Sendo assim, direcione estes horários agendados para outros pacientes.

    Para te ajudar a mitigar esse tipo de problema, vejamos aqui 7 dicas para reduzir as faltas dos seus pacientes.

    Acompanhe a leitura conosco:

    1) Crie regras de atendimento

    Se você deseja que os seus pacientes sejam pontuais e respeitem o horário estabelecido para o atendimento, é necessário que eles conheçam as suas políticas de agendamento.

    Muitas vezes, não fica claro para o paciente que podem existir algumas consequências em caso de falta, por isso, esse problema pode se tornar um hábito na sua clínica.

    A dica aqui é avisar, com antecedência, o seu paciente que existe uma data limite para o agendamento e cancelamento da consulta.

    Até mesmo estabelecer um valor de multa, caso essa regra não seja cumprida.

    2) Faça a organização da sua agenda

    Para reduzir a falta de pacientes em consultório odontológico é necessário que a sua agenda esteja perfeitamente organizada. Essa organização é necessária para que você tenha o perfeito controle sobre os agendamentos.

    Dessa forma, evite problemas comuns como atrasos, horários sobrepostos ou tempo ocioso. Como uma clínica moderna, o seu consultório deve centralizar os agendamentos em uma plataforma integrada, evitando assim atrito de horários.

    3) Treine os seus funcionários

    O treinamento das secretárias de consultórios odontológicos é extremamente importante para garantir um atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes. Além disso, é fundamental saber lidar com as possíveis objeções que possam ter sobre o agendamento, como possíveis imprevistos na agenda, cancelamentos e reagendamentos.

    Dessa forma, atenda com agilidade e eficiência, fazendo toda a diferença na experiência do paciente e na fidelização dele.

    4) Envie lembretes no dia e horário da consulta

    O envio de lembretes no dia da consulta é uma ferramenta extremamente importante para reduzir as faltas em consultórios odontológicos.

    Ao enviar uma confirmação da consulta com antecedência, preferencialmente entre 24 a 48h antes do horário marcado, o paciente é lembrado da data e horário e pode se programar melhor.

    Os meios mais eficientes para a confirmação de consulta são as ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp Business. Com essa prática, o dentista evita prejuízos pela falta de pacientes e pode reorganizar sua agenda para atender outros, caso algum paciente agendado desmarque.

    Esse processo é otimizado pelo EasyDental, com envio de mensagens para lembretes e confirmação de consultas, trazendo mais eficiência aos dentistas e comodidade aos pacientes.

    5) Atenda com pontualidade 

    Sabia que a pontualidade é uma das qualidades mais valorizadas pelos pacientes em um dentista? Além de ser um sinal de respeito com o tempo e a disponibilidade do paciente, a pontualidade também demonstra o comprometimento e a organização do profissional.

    Afinal, ninguém gosta de esperar por horas em uma sala de espera, não é mesmo? Por isso, é importante que os dentistas cumpram com seus horários de atendimento e evitem desmarcar ou atrasar suas consultas sem justificativa. 

    Lembre-se que o compromisso é recíproco e se o paciente se dispôs a comparecer no horário agendado, é justo que o profissional esteja presente para atendê-lo. Dessa forma, é possível criar uma relação de confiança e respeito mútuo, além de garantir a satisfação e fidelização dos pacientes.

    6) Invista no agendamento Online

    O agendamento online é uma excelente forma de evitar dores de cabeça com remarcações em cima da hora que podem sobrecarregar as suas secretárias.

    Essa facilidade confere uma maior autonomia para o seu paciente, onde ele poderá, através do seu dispositivo móvel, definir o horário que lhe for mais conveniente.

    Lembre-se que quanto mais fácil for para o seu cliente agendar ou remarcar as consultas, menores as chances de faltar ao atendimento! 

    7) Invista no agendamento Online

    A humanização do atendimento odontológico é uma prática que está mais presente nas clínicas e consultórios. Além de tratar os problemas bucais dos pacientes, é importante que os profissionais da área criem um ambiente acolhedor e amigável, que transmita segurança e confiança aos pacientes.

    Isso se estende desde o momento do agendamento até o acompanhamento pós-consulta, criando uma jornada de atendimento satisfatória para o paciente. Quando o paciente é tratado com atenção e respeito, ele se sente valorizado e tende a retornar em futuras consultas, além de indicar a clínica para outras pessoas. 

    Por outro lado, uma experiência negativa logo no agendamento pode gerar desmotivação e desinteresse em comparecer à consulta. Portanto, investir na humanização do atendimento é fundamental para criar uma relação de confiança e fidelização dos pacientes, além de reduzir as faltas no consultório odontológico.

    Por que é importante ter o EasyDental na sua clínica odontológica?

    Para oferecer um melhor atendimento clínico e uma melhor experiência para os seus pacientes, automatizar algumas atividades é a chave para o sucesso da sua clínica odontológica!

    Desde o agendamento até o relacionamento com o paciente, a plataforma EasyDental está pronta para oferecer o melhor para o seu negócio.

    Aqui, você pode unificar todos os seus agendamentos e os dados de toda sua rede de pacientes em um só lugar fazendo reduzir a falta de pacientes em consultório odontológico.

    Isso é possível pois o EasyDental Cloud é uma plataforma 360º de serviços integrados para a gestão financeira e administrativa da sua clínica.

    Com esse software completo, você pode se preocupar somente com os seus atendimentos enquanto a gestão é bem cuidada com o EasyDental Cloud. Entre em contato conosco agora mesmo via WhatsApp e conheça mais os nossos planos!

    Nós temos um plano na medida certa para você, com Agenda online, Ficha clínica, Anamnese digital, Odontograma inteligente, Financeiro, Auto agendamento, App do dentista, WhatsApp Business e muito mais. 

    Se você está buscando um software de fácil usabilidade e completo para apoiá-lo nos processos diários e na prática de especialidades, o EasyDental Cloud é para você!

    Sobre a Easy

    A Easy é líder em software odontológico, atendendo mais de 45 mil dentistas em todo o país. Com mais de 30 anos de experiência, oferece soluções completas para a gestão de clínicas e consultórios.

    Seu software avançado possui mais de 50 recursos, dentre eles: odontograma digital, integração com google agenda e whatsapp, controle de estoque, receituário digital, emissão de recibos, faturas e anamnese digital.

    Se você busca uma solução eficiente e confiável para a gestão da sua clínica, experimente nosso software gratuitamente e descubra por que o Easy é a escolha preferida dos dentistas. Conte com a marca que é pioneira em inovar sua rotina para alcançar o sucesso em sua prática odontológica!

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