Primeiros passos para precificar os serviços de odontologia
Consultórios e clínicas odontológicas prestam serviços para os pacientes, que envolvem o cirurgião-dentista, as ASBs, os equipamentos e materiais que serão utilizados nos atendimentos. Para quem está começando ou precisa rever os valores cobrados dos pacientes, e precificar os serviços de odontologia pode ser um desafio. Por isso, esse artigo vai te ajudar!
Seu consultório é uma empresa
O primeiro conceito que o cirurgião-dentista deve entender é que, além de uma clínica ou consultório, ele também está administrando uma empresa. Então, é importante ter conhecimentos básicos em administração e gerenciamento de consultórios, por exemplo, para aprender a lidar com o negócio.
Diferentes métodos de custeio
Há diferentes métodos de custeio e, segundo Carlos, Sócio-Diretor da GESTOS Consultoria, o melhor para uma clínica é o Variável, misturado ao Pleno e ABC.
Segundo Carlos, “a maior dificuldade do Cirurgião Dentista em precificar seu serviço decorre da dependência que tem dos convênios com os planos, que impõem valores que nem sempre cobrem os custos dos procedimentos. Praticando a precificação, o profissional chegará à conclusão que está trabalhando em prejuízo, e a continuidade do contrato somente vale a pena se existir um grande volume de atendimento, ou se os clientes geram outras demandas de procedimentos não cobertos pelo plano.”
Precificando os serviços de odontologia
Após entender melhor os métodos de custeio mencionados, será possível definir algumas coisas como:
- Custo Fixo.
- Custo Variável.
- Valor por minuto do custo fixo.
- Tempo necessário para fazer o procedimento.
- Custo por tempo de mão de obra.
Chegue a um preço de cobrança por cada serviço, somando todos esses fatores à margem de lucro que você busca, de uma forma interessante e saudável para o seu consultório ou clínica.
Tenha paciência
Vai ser um processo demorado, demandando um estudo aprofundado dos temas que mencionamos acima, bem como o cuidado na consideração de todos os serviços que serão prestados. Mas, dedicar-se a essa tarefa é de suma importância, uma vez que é o que vai ajudar a sua clínica a ter uma boa saúde financeira.
Vale lembrar que estudar Gestão de Custos também pode clarear as ideias de como precificar os serviços de odontologia e em relação ao quanto será preciso vender para achar o ponto de equilíbrio e assim começar a ter lucro, além de ajudar a definir metas de vendas para alcançar o faturamento ou o lucro que desejar.
* Texto elaborado em parceria com o Dr. Carlos Antonio de Souza, cirurgião dentista com MBA em Gestão Empresarial, Sócio-Diretor da GESTOS CONSULTORIA. Para saber mais sobre os conceitos e métodos mencionados nesse texto, siga-o no Instagram.