Marketing para odontologia: o seu planejamento de 2023 já está pronto?
Criar conteúdos para divulgar nas redes sociais sem estratégia e torcer para que gerem resultados, pode não ser a melhor maneira para demonstrar o seu serviço. No marketing para odontologia, um planejamento anual ou mesmo semestral é de suma importância para ser eficaz e bem-sucedido com seus esforços de marketing.
Com o planejamento estratégico é possível separar o orçamento a fim de estruturar todas as ações que acontecerão durante o ano, inclusive os eventos. Dessa forma, você se prepara, sem correria, para cada ação e torna possível uma análise dos resultados obtidos, entre outras vantagens.
Regras no marketing para odontologia
A área da odontologia tem as suas próprias restrições em relação ao que pode ou não ser feito em anúncios ou ações de marketing. Atente-se a essas questões para não sofrer nenhuma penalidade do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado.
Algumas das pontuações do Conselho Federal de Odontologia (CFO) são:
- não mostre antes e depois dos procedimentos
- não ofereça tratamentos grátis para quem pode pagar
- tome o cuidado de sempre colocar número de registro e dados do profissional, clínica ou consultório odontológico
Em nosso E-book para Marketing Odontológico, você consegue essas e outras informações sobre regras, cuidados e dicas.
O planejamento de marketing
O planejamento de marketing anual define as estratégias que serão utilizadas ao longo do ano e, posteriormente, a definição das campanhas.
Uma das etapas do planejamento é a de definição dos investimentos em marketing para anúncios, ações promocionais, campanhas, agências de publicidade, entre outros.
No marketing para odontologia, clínicas e consultórios odontológicos costumam usar o marketing digital, as redes sociais e o marketing de relacionamento.
Para cada uma dessas estratégias, você deve alinhar como serão as campanhas. É válido ter um calendário ao seu lado para definir se vai fazer campanha em datas comemorativas, participar de congressos e eventos, como o CIOSP, se vai ter ação promocional em algum momento.
Pode ter certeza que com um bom planejamento, você alcançará excelentes resultados. É importante ressaltar que, eventualmente, esse plano deve ser revisado e ajustado para que as metas estabelecidas sejam alcançadas, ou mesmo alteradas, de acordo com o contexto econômico e da empresa.