Indicadores TME e TMA para clínicas odontológicas: 4 dicas para melhorar seu atendimento
Você já ouviu falar sobre indicadores TME e TMA para clínicas odontológicas?
O TMA e TME são siglas muito conhecidas quando estamos falando de atendimento ao cliente e, se tratando de uma clínica odontológica, eles são indispensáveis na gestão.
Nessa realidade, ter essas métricas bem definidas é de suma importância para que você tome decisões mais assertivas na gestão da sua equipe.
Com a utilização desses indicadores, fica muito mais simples encontrar os pontos fracos de uma determinada estratégia.
Dessa forma, você pode buscar alternativas e maneiras de resolver os problemas que prejudicam direta ou indiretamente a prestação do seu atendimento.
No artigo de hoje, trouxemos para você o conhecimento sobre o que são os indicadores TME e TMA, além de dicas para medi-los e melhorá-los.
Vem com a gente e acompanhe a leitura!
O que é TMA?
O TMA ou Tempo Médio de Atendimento se trata de um dos principais indicadores de atendimento ao paciente ou ao cliente, a depender do contexto em que ele está inserido.
Além disso, ele mede a duração dos atendimentos nas clínicas, ou seja, o tempo de atendimento do paciente em tratamento.
Recomenda-se que o valor ideal de TMA não seja muito longo nem muito curto quando pensamos nesse indicador.
Isso porque, curto demais pode indicar que o atendimento pode estar sendo realizado de maneira incompleta. Já se for longo, pode representar falta de objetividade.
Cada modelo de negócio tem o seu próprio TMA, podendo variar bastante, por isso, você deve se basear na média das clínicas odontológicas que condizem com a sua realidade.
O que é TME?
O TME, ou Tempo Médio de Espera, é um dos indicadores mais críticos, pois mede o tempo que o paciente aguarda na recepção para ser atendido.
Esse é um indicador crítico tendo em vista que a espera, especialmente em uma clínica odontológica, pode ser totalmente angustiante e insatisfatória.
Quando o TME está elevado, os clientes costumam desistir de ser atendidos, o que leva ao cancelamento do serviço.
4 dicas para medir e melhorar seus indicadores
Como você viu, esses dois indicadores podem mostrar o que deve ser mudado no atendimento.
Porém, somente com a análise minuciosa desses indicadores é possível tomar decisões que fornecem um melhor atendimento e maior satisfação.
Aqui, trouxemos para você 4 dicas de como medir e melhorar o seu atendimento:
1. Automatização
Quando pensamos na questão da medição de indicadores de desempenho, a automatização deve ser uma das primeiras ações que você deve tomar.
Através do uso de bons softwares, você pode ter acesso a relatórios, gráficos e dashboards que facilitam na interpretação dos dados.
Com isso, a tomada de decisão se torna mais assertiva, tendo em vista que os dados estarão previamente tratados, oferecendo a você informações reais sobre o TME e TMA da sua clínica odontológica.
2. Cada atendimento deve ter o seu padrão próprio
O atendimento a um paciente que está realizando um implante dental tem o mesmo tempo de um paciente que realiza manutenção do aparelho ortodôntico? Provavelmente não e é por isso que você não pode colocar tudo junto na sua caixinha de TME e TMA.
São situações diferentes, sendo necessário criar um padrão que atenda a demandas tão distintas.
Por isso, se você quer números ainda mais assertivos, é preciso separar o TMA e TME por tipo de atendimento na sua clínica odontológica.
3. Contextualize os seus resultados
Em uma clínica odontológica existem os mais diversos tipos de serviços que refletem em tempos de atendimentos diferentes, como citamos anteriormente, certo?
Por isso, no momento da análise dos resultados é de suma importância observar o contexto em que aquele dado foi gerado.
4. Equipe bem integrada
Para otimizar o tempo de atendimento é necessário que a sua equipe esteja bem informada e preparada, ou seja, trabalhar da maneira mais assertiva possível.
Com isso, você fará com que seu paciente se sinta mais seguro e satisfeito, e o atendimento será mais ágil.
Monitore o seu TME e TMA com o sistema EasyDental!
Investir em softwares que facilitem o dia a dia na gestão do TME e TMA é imprescindível quando falamos sobre clínicas odontológicas.
A EasyDental pode te ajudar nessa missão, tendo em vista que o nosso sistema de gestão odontológica conta com recursos de monitoramento de TME e TMA!
Muito mais do que apenas um sistema de gestão odontológica, o EasyDental é uma plataforma 360º de serviços integrados que atendem desde o agendamento do paciente até a gestão financeira e administrativa da clínica.
Se você está buscando um software de fácil usabilidade e completo para apoiá-lo nos processos diários e na prática de especialidades, o EasyDental é para você!