Imposto de Renda para dentista autônomo: veja como declarar!
Ano vai, ano vem e uma coisa é certa: a declaração do Imposto de Renda para dentista autônomo está aí!
O imposto de renda para dentista autônomo é um dos tributos que o profissional paga, juntamente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
O imposto será tributado de acordo com a tabela do IRPF, que pode variar de isento a 27,5%, com a entrega da declaração entre o primeiro dia útil de março e último dia útil de abril. Ao todo, são 60 dias para se organizar.
Para auxiliar na seleção dos documentos do imposto de renda para dentista autônomo, é necessário ter um livro-caixa com os registros de entrada e saída, assim como os comprovantes devidamente arquivados. Para reduzir a carga do imposto de renda do dentista autônomo, deve-se lançar as despesas dedutíveis no livro caixa, reduzindo o lucro tributável.
Mas o que são as despesas dedutíveis? É o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), aluguel, condomínio, ISS, água, energia elétrica, telefone, internet, entre outros.
Afinal, o dentista autônomo não tem vínculo empregatício com empresas e não atua dentro do regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, não possui verbas trabalhistas, como 13º salário, férias e folga remunerada, por exemplo.
Se não tem vínculo empregatício, como pode atuar no mercado?
O dentista autônomo é um profissional liberal que possui registro no conselho, assim exercendo legalmente a sua profissão.
Agora vamos ao que interessa: IRPF 2023
A declaração do imposto de renda para dentista pelo programa de computador é fácil para quem declarou no ano anterior, mas caso você tenha dificuldade pode contar com a ajuda de um contador para realizá-la.
Passo a passo para declarar IRPF 2023:
- Acesse o site da Receita Federal.
- Selecione ‘instalar o programa em seu computador’.
- Clique em criar declaração.
- Clique em uma das opções – há três formas para realizar a declaração de imposto de renda dentista autônomo: preenchendo manualmente (do zero); fazer a declaração a partir da declaração anterior; e fazer a declaração pré-preenchida.
- Finalize o processo.
- Após o preenchimento, selecione o regime de tributação (deduções) e verifique o resultado: pagar ou restituir.
- Selecione ‘entregar declaração’.
Também é possível realizar a declaração de imposto de renda pelo celular, no aplicativo do governo federal, em meu imposto de renda. Está disponível para Android ou iOS.