Pessoas acima de 60 anos: 7 cuidados ao recebê-las em sua clínica
Nos últimos anos, o aumento da população idosa no Brasil exigiu que os consultórios odontológicos se atualizassem quanto ao atendimento de pessoas acima de 60 anos. O fenômeno é expressivo entre pacientes brasileiros em virtude da melhora da qualidade de vida e crescimento da expectativa de vida deste público.
Considerando este contexto e o período de pandemia que estamos enfrentando, é essencial que os profissionais e gestores da área da saúde deem atenção especial à pessoa idosa, uma vez que estes fazem parte de um dos grupos de risco de contágio pelo coronavírus.
Dessa forma, preparo técnico para recepcionar e cuidar desta população é capaz de diferenciar positivamente a clínica de outros lugares com a mesma finalidade, além de garantir um atendimento seguro.
Por isso, a clínica deve estar preparada e devidamente equipada para receber pessoas acima de 60 anos. Entenda, agora, 7 cuidados indispensáveis de serem tomados na hora de adaptar o atendimento à terceira idade.
Necessidade de atenção e carinho
Não é difícil encontrar idosos que já perderam seus parceiros afetivos ou que já não contam mais com a companhia de familiares, na mesma casa. Por esse motivo, muitos necessitam de atenção e carinho, mesmo que venham por meio de uma recepcionista ou dentista.
Atendimento humanizado às pessoas acima de 60 anos é primordial para que o paciente se identifique com a clínica, se sinta à vontade durante o tratamento adotado e utilize o serviço de forma fidelizada, além de indicar para outras pessoas que busquem bom atendimento.
Mobilidade e transporte
Apesar de algumas pessoas idosas ainda contarem com boa saúde articular e muscular, é fundamental que a clínica facilite o acesso e mobilidade em suas dependências. Ou seja, deve ser uma preocupação dos gestores a instalação de:
- Rampas;
- Corrimãos;
- Sanitários adaptados;
- Adesivo antiderrapante.
Preferência nos atendimentos às pessoas acima de 60 anos
Não é novidade que o paciente idoso deve ser sempre prioridade do consultório, entretanto, alguns lugares ainda falham ao oferecer o benefício. Por isso, é necessário atenção para que o atendimento, diagnóstico e tratamento da pessoa idosa sejam com toda a excelência que merece.
Especificidades biológicas das pessoas acima de 60 anos
Compreender as particularidades físicas dos pacientes é importante para oferecer uma atenção completa à saúde. Desse modo, é preciso considerar algumas questões sobre a pessoa idosa, tanto no físico quanto no mental.
Organismo e metabolismo
Pessoas mais idosas podem apresentar queda de volume muscular e aumento de gordura corporal. Além disso, alguns contam com maior vulnerabilidade à desidratação.
Além do organismo e alterações metabólicas, a pessoa idosa pode ser mais exigente em relação ao atendimento e tratamento de enfermidades e dores. Portanto, é imprescindível que os profissionais e gestores compreendam a particularidade e atendam de acordo.
Aspectos mentais
Alguns clientes podem exigir mais tempo para atendimento, resolução de dúvidas básicas, conversa pessoal, entre outros. Para que a sessão não se prolongue mais que o necessário, o profissional deve saber contornar a situação de forma adequada e cuidadosa.
Assim, o profissional de saúde deve estar preparado para adaptar seu padrão de atendimento, conduta clínica e tratamento, de forma que o indivíduo se sinta acolhido pelo procedimento.
Diálogo constante
A gentileza de abrir diálogo com a pessoa idosa é determinante para um atendimento de qualidade. Simpatia, valorizada em qualquer altura da vida, facilita a conversa e estabelece conexão com o paciente, medida que otimiza o tempo de consulta ao favorecer um relato clínico dado de modo natural.
Explicação detalhada
Uma reclamação constante é a pressa durante os atendimentos e a urgência em se finalizar a consulta, sem que o dentista dê as devidas explicações. O paciente acima de 60 anos necessita de mais compreensão, vocabulário menos técnico e velocidade reduzida de fala.
Seja qual for a complexidade do estado de saúde da pessoa idosa, é importante que o profissional explique de forma didática, tirando todas as dúvidas e amparando integralmente o paciente.
Quanto mais o indivíduo se sente realmente tratado e respeitado em suas particularidades, mais fiel ao profissional e ao tratamento ele será.
Disposição e compreensão no tratamento às pessoas acima de 60 anos
Compreensão é a palavra-chave para garantir o sucesso de todo profissional de saúde. A terceira idade é a fase da vida em que compreensão e acolhimento não podem faltar.
Problemas de dentição, mobilidade e força muscular podem agravar os sintomas da depressão. Para utilizar este fator a favor do bom atendimento clínico, cabe ao profissional adequar as expectativas do paciente que apresenta indícios de questões emocionais.
Veja alguns exemplos:
- Autonomia: a oferta de autonomia, a partir do tratamento da enfermidade ou dor, é atraente para qualquer público, mas o paciente idoso é o que mais necessita de mudanças positivas em sua autonomia.
- Independência: começar ou voltar a fazer atividades que davam prazer à pessoa idosa, devolvendo sua independência e bem-estar, é capaz de motivá-la a seguir com o tratamento e com os cuidados.
- Satisfação: toda pessoa espera pela resolução de seus problemas ao solicitar ajuda médica. Com o paciente idoso não é diferente. Por isso, além de oferecer o tratamento correto, é preciso que o profissional demonstre quais são os fatores positivos e satisfatórios que serão alcançados pelo paciente a partir dos cuidados seguidos.
Conclusão
Oferecer atendimento diferenciado às pessoas acima de 60 anos é mais do que priorizar o profissionalismo, pois é um fator que diferencia a clínica ou consultório de todas as outras do mesmo ramo.
Assim, atente-se em adequar a estrutura da sua clínica, assim como o modo como realiza os atendimentos para que o paciente idoso se sinta satisfeito durante todos os processos do tratamento.
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