Como conquistar meus primeiros pacientes?
Montar um consultório odontológico e conquistar os primeiros pacientes é uma tarefa bem trabalhosa e exige muitos recursos e estratégias por parte de um profissional.
Todavia, quando o consultório fica pronto, ainda assim nada é garantia de que o empreendimento vingará. O mercado está cada vez mais acirrado e hoje é preciso dispor de muitos diferenciais competitivos para ascender profissionalmente.
A tecnologia, nesse cenário, tem papel decisivo, uma vez que a transformação digital é uma realidade inerente e a internet faz parte da rotina de muitas pessoas. Não ter presença marcante na internet faz com que uma marca se torne basicamente invisível aos olhos do público e visibilidade é um fator fundamental em meio a um mercado tão competitivo.
O mercado atual demanda que se encare um consultório odontológico como se fosse uma empresa. Jamais relegando o tratamento a um paciente como algo mercadológico, mas sim pensando em construir algo com boa gestão e com estratégias que permitem a sobrevivência desta empreitada e o sucesso para seguir em frente.
No caso de quem está abrindo um consultório odontológico o desafio é duplo, no caso conquistar uma clientela e fidelizá-la.
Existem muitos dentistas no Brasil e os pequenos detalhes fazem a diferença para o sucesso de uma empreitada profissional.
Conheça o público-alvo
Não existe como pensar em uma estratégia efetiva para prospectar clientes sem conhecimento aprofundando acerca do público-alvo.
Conhecer o público-alvo do consultório odontológico é imprescindível para pensar em diretrizes assertivas para conquistar os primeiros pacientes e poder fidelizá-los.
A criação de personas também se faz primordial para que a empreitada seja um sucesso. O básico a ser feito é analisar quem são os pacientes e tentar segmentá-los em categorias, visando identificar ao máximo os perfis que ali procuram serviços odontológicos.
Podem ser analisados dados como idade, renda, endereço e os tratamentos mais procurados, por exemplo.
Esses dados são possíveis de serem dimensionados mediante questionários ou mesmo em uma conversa mais direcionada.
Invista em publicidade
Não tem jeito, a propaganda segue sendo a alma de um negócio e não investir em divulgação é um erro crucial para qualquer empresa.
Quem não é visto, não é lembrado, especialmente quem está dando os primeiros passos. No caso de profissionais de saúde, por exemplo, existem limitações no que concerne à publicidade, mas ainda assim é possível fazer um trabalho para que o público tenha conhecimento do serviço prestado.
Toda área possui suas próprias especificações, e é imprescindível despertar o público-alvo para a qualidade do serviço que oferecemos.
No caso da Odontologia, cada vez mais existem possibilidades para profissionais que atuam neste segmento, logo, é necessário despertar a atenção para o que o profissional em questão tem de diferencial.
O marketing digital, neste panorama, é imprescindível. As pessoas utilizam a internet de forma incessante e é por lá que ficam informadas dos serviços mais básicos, desde a roupa que querem comprar até o profissional da saúde com quem irão se consultar.
Logo, é indispensável que o consultório esteja presente na internet, tenha um site apresentável e de fácil navegação e faça uso de vídeos para se promover.
As redes sociais também configuram uma importante ferramenta de relacionamento com os clientes, aproximando o profissional e o paciente.
É preciso aproveitar de todas as vantagens que a tecnologia dispõe. Não tem como pensar em uma comunicação efetiva se não existem canais acessíveis para estabelecer contato com os pacientes.
A comunicação digital é parte integrante de uma boa experiência do paciente e uma forma de fazer com que este continue desfrutando de um serviço.
Networking
A indicação por parte de outros profissionais também é uma efetiva arma para conquistar clientes. Para isso, é importante que o profissional da Odontologia participe de feiras, congressos e similares.
Utilizar do próprio conhecimento e das singularidades profissionais para transitar em ambientes em que possa ser visto e relacionar-se com colegas de profissão deve ser uma das estratégias utilizadas para alcançar mais clientes.
Se colocar à disposição da imprensa local, criar um perfil profissional nas redes sociais, escrever para revistas científicas, entre outras coisas, só tendem a beneficiar profissionalmente um dentista.
Se atualizar sempre
Os profissionais necessitam cada vez mais de artefatos para se manterem em destaque no mercado cada vez mais voraz.
É preciso estar sempre atento às novas tendências para não ficar para trás.
A Odontologia, atualmente, vem crescendo e incrementando aos seus serviços básicos novas formas de atendimento. Portanto, é preciso sempre estar à frente, mas jamais querer atirar para todos os lados. O diferencial é se desenvolver ao máximo dentro de seu nicho de mercado para ascender profissionalmente.
Cuide da infraestrutura
O espaço físico é de suma importância para garantir uma experiência inesquecível aos pacientes. É preciso pensar em todos os níveis.
A clínica necessita ser aconchegante, limpa, essas questões são fundamentais. Contudo, também é preciso pensar de forma mais ampla, como, por exemplo, a questão da acessibilidade. Precisa ser um ambiente onde as pessoas não tenham dificuldade para se locomoverem.
Da mesma forma, o número de assentos deve ser satisfatório, não é bacana deixar os clientes esperando sua vez em pé. As pessoas tendem a levar um acompanhante, e devemos considerar isso.
Fidelize os pacientes
Conquistar novos clientes é algo incrível, porém, melhor ainda é fidelizá-los. A experiência do cliente hoje configura um dos principais diferenciais competitivos no mercado acirrado.
Um tratamento humanizado e profissional, além de um atendimento profissional de qualidade, são as bases necessárias para conquistar e fidelizar clientes.
É importante acompanhar os pacientes, jamais sendo invasivo, obviamente. Mas é estratégico lembrá-los regularmente de seus procedimentos.
Dessa forma, a propaganda boca a boca acaba ocorrendo e esta ainda configura como uma das formas mais efetivas de prospecção de novos clientes.
Revistas, televisão e um Wi-Fi liberado são de bom tom, desde que possível. É preciso pensar em formas de que o cliente se sinta realmente confortável naquele ambiente, para ter vontade de retornar.
O consumidor está cada vez mais exigente e anseia por um atendimento em que perceba a real preocupação do profissional com o seu quadro. Mas é importante dimensionar que isso não diz respeito somente ao dentista, mas também a todos que fazem parte do consultório, como os atendentes, por exemplo.
Procure ajuda profissional
O marketing e a comunicação são áreas bem específicas e que possuem suas peculiaridades.
Logo, para conquistar clientes e conseguir um lugar de destaque no mercado é preciso contar com o suporte de profissionais especializados. Estes saberão como desenvolver estratégias que permitem conquistar clientes, especialmente para um negócio que esta iniciando, em um mercado tão acirrado e competitivo.
O marketing possui um custo-benefício bastante viável, visto que é possível explorá-lo com uma quantia razoável de capital.
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